SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL (SRMF)
ESPAÇO E MATERIAIS
A Sala de Recursos Multifuncional é constituída por um serviço educacional de natureza pedagógica, feita por uma professora especializada, num espaço dotado de materiais didáticos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais dos alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, vinculadas à algum tipo de deficiência.
Seu objetivo maior é promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em classes regulares do ensino. Neste serviço são produzidos materiais de acessibilidade pela professora responsável para que o aluno tenha melhores condições de acompanhar as aulas da sala regular.
A SRMF está diretamente ligada ao Setor de Educação Inclusiva e Diversidade da SMED e à proposta da Política Nacional de Educação Inclusiva.
OS SERVIÇOS
São duas grandes modalidades disponibilizadas. Uma, de atendimento individual ao aluno portador de necessidade educativa especial no turno oposto ao da sala de aula regular. Outro, é o suporte para o professor e o aluno da sala de aula regular. Para isto o professor do AEE valoriza as habilidades e potencialidades deste aluno e realiza adaptações pedagógicas em materiais para o professor da sala de aula regular, dando assim condições ao aluno com necessidades educativas especiais acompanhar a aula regular adaptada às suas condições de aprendizagem e facilitando sua independência e autonomia nos deslocamentos e nas atividades da vida diária.
OS ALUNOS DESTE ATENDIMENTO
Recebem este atendimento os alunos que possuem laudo comprobatório de sua deficiência. Fazem parte deste grupo alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Atualmente a escola atende alunos com baixa visão, deficiência auditiva, deficiência física e deficiência intelectual.
PROFESSORA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
Para atuar neste serviço, o professor deve ter na sua formação, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
A professora da SRMF da EMEF . Pres. Tancredo Neves, Valmi Breitkreitz Reschke, possui formação específica para AEE, especialização em Educação Inclusiva e Psicopedagogia Institucional.
PALAVRAS IMPORTANTES
ARTICULAÇÃO
TRABALHO COLABORATIVO
COMPROMETIMENTO
HUMILDADE
RESPONSABILIDADE
AÇÃO
COMPETÊNCIA
INCLUSÃO
ACESSIBILIDADE
LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
Este serviço também está diretamente ligado ao Setor de Educação Inclusiva e Diversidade da SMED/NH. Seu objetivo possui o viés pedagógico que visa auxiliar e minimizar as dificuldades de aprendizagem, previnindo um possível fracasso escolar e consequentemente a reprovação. Nestas aulas são utilizados recursos e estratégias diversificadas para desenvolver habilidades.
CLIENTELA
Os alunos que frequentam este espaço são indicados pelo professor titular da turma, assim que percebe a defasagem na aprendizagem destes alunos.
AS AULAS
Elas ocorrem em turno contrário ao da sala de aula regular. São aulas dinâmicas que vão ao encontro das necessidades, superando as lacunas ou defasagens de cada aluno.
Diferentemente da SRMF que atende o aluno individualmente, aqui, os atendimentos são em pequenos grupos de crianças que apresentam dificuldades semelhantes.
AS ARTICULAÇÕES
É imprescindível uma estreita afinidade e envolvimento entre a professora do Laboratório de Aprendizagem com as famílias e com a/o professora(r) titular da sala regular. Em encontros promovidos entre as partes citadas anteriormente são feitas reflexões e análises práticas para melhorar o desempenho dos interventores deste processo promovendo o sucesso dos alunos em suas aprendizagens.