Biblioteca

SEMANA LITERÁRIA



















BATE PAPO E SESSÃO DE AUTÓGRAFO COM SIMONE SAUERESSIG ABRIL DE 2013




























                   A SEMANA LITERÁRIA MONTEIRO LOBATO FOI RECHEADA DE ATIVIDADES DURANTE A SEMANA DE 15/04 Á 20/04 PROMOVENDO A LITERATURA COMO BASE PARA O TRABALHO. ENTRE AS ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE A SEMANA DESTACAMOS A HORA DO CONTO, FEIRA DO LIVRO E UM BATE PAPO DESCONTRAÍDO COM A AUTORA PRESENTE SIMONE SAUERESSIG. EM SALA DE AULA OS ALUNOS TRABALHARAM SUAS OBRAS PARA TEREM O CONHECIMENTO NECESSÁRIO DURANTE SUA VISITA. APÓS CADA ENCONTRO COM A AUTORA UMA SESSÃO DE AUTOGRÁFO FOI A CULMINÃNCIA DA ATIVIDADE.








































SEMANA LITERÁRIA MONTEIRO LOBATO - ABRIL 2013











































































































































HORA DO CONTO  - HISTÓRIA DO RUBI RAGADAK DE SIMONE SAUERESSIG - TURMA 1º D PROFESSORA SUSANA





















Pessoal a  biblioteca já recebeu as duas versões  do livro A História do Rubi Ragank, da escritora hamburguense Simone Saueressig.

Em breve as  76 escolas do município de Novo Hamburgo receberão as duas versões. Crianças até o 5º ano receberão a versão infantil e do 6º ao 9º ano ganharão a versão infanto-juvenil da publicação.

O evento ocorreu na quarta-feira, dia 22, às 13h30min, no auditório da Secretaria de Educação e Desporto – SMED e contou com a participação dos diretores da rede municipal de ensino e da própria escritora.

A atividade também serviu como convite para a próxima edição da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, que ocorrerá de 11 a 21 de outubro. A atividade é organizada pela Secretaria de Cultura – SECULT, juntamente com a produtora Um Cultural


A 30ª Feira do Livro de Novo Hamburgo ocorrerá de 11 a 21 de Outubro de 2012.
 Com uma programação de tirar o folego! Muitas apresentações, palestras e exibições de filmes.
Veja alguns dos autores presentes.

Apresentação do filme Netto Perde Sua Alma e apresentação do filme Netto e o Domador de Cavalos.

Campeonato de Quebra-Cabeças 2012











Sessão de autógrafo agita a quinta-feira.
Após assistirem a uma palestra durante a tarde do dia 25 de Agosto com o premiado Escritor e Ilustrador de livros infantis André Neves o Coordenador Silvio R. Hartz e a Bibliotecaria Adriana de Ávila participaram da sessão de autógrafo com o mesmo. O mais legal é saber que nossa Biblioteca possui várias obras a disposição de alunos e de professores para a retirada e leitura.
Algumas obras do autor disponíveis.



Feira do Livro - 2011

Recebemos alguns nomes de escritores que já estão confirmados na nossa Feira do Livro de Novo Hamburgo, que ocorrerá entre 07 e 16 de outubro:

KALUNGA,MARÔ BARBIERI, MÁRIO PIRATA,LEA CASSOL,ALEX RIEGEL, MV BILL,HENRIQUE SCHNEIDER, MARCELO CARNEIRO DA CUNHA, FABRÍCIO CARPINEJAR, PAIXÃO CORTES, ARNALDO ANTUNES, HUMBERTO GESSINGER e LUÍS AUGUSTO FISCHER.




Você já conhece algum desses escritores? Venha conhecer alguns deles.
A Biblioteca Monteiro Lobato possui obra(s) de:



Visita à escola.


Já estão disponíveis na biblioteca os livros adquiridos em 2011. Confira algumas histórias legais como
“Os lugares de Maria”, de Margarida Botelho



“A casa sonolenta”, que já vendeu mais de 3 milhões de exemplares.
Venha conhecer ainda “A sopa de bruxa” e muitas outras aventuras.....

HISTÓRICO
A Biblioteca Monteiro Lobato foi fundada em dezoito de abril de 1994 e atualmente é coordenada pela bibliotecária Adriana Aparecida de Ávila.

Desde a inauguração da escola Tancredo Neves , já contávamos com uma pequena biblioteca bem como um acervo de retirada para os alunos e professores, oficialmente a biblioteca Monteiro Lobato foi inaugurada no dia 18 de Abril de 1994, recebeu este nome em homenagem a Monteiro Lobato que nasceu no dia 18 de Abril de 1882. Neste dia também se comemora o dia Nacional do Livro Infantil.

Monteiro Lobato foi um grande escritor, sua primeira obra foi Jeca Tatu, símbolo nacional, após, dedicou-se á literatura infantil lançando o Sitio do Pica-pau Amarelo e seus celebres personagens como a imortal Emilia.
Antes da inauguração oficial professores da escola eram os responsáveis pelas atividades programadas pelo espaço da biblioteca, entre elas: Cláudia Maria Juchem e Gisela Brune Leidemer, após a sua inauguração a biblioteca ficou sob a responsabilidade da professoras Neli Aparecida da Silva e Francisca Rafaela Trindade e ao longo de sua existência contou com o trabalho e a dedicação de várias professoras. Atualmente está sob a coordenação da bibliotecária formada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Adriana Aparecida de Ávila e sua equipe de monitores.
A biblioteca possui um acervo considerável que, está sendo informatizado, com obras infantil, infatojuvenil e adulta; conta ainda com acervo de revistas, gibis, obras de referencia, mapas,material para consulta abrangendo todas as disciplinas, material para consulta em sala com temas variados como: artes, música, meio ambiente, inclusão, saúde, transito entre outros e material pedagógico disponível para os professores. Disponibiliza empréstimo semanal para todas as turmas, computadores para pesquisa e lazer dos alunos, espaço para pesquisa e leitura, horários para leituras das turmas, abre nos recreios para leitura e acesso aos computadores.
Emília visitando a escola.




Semana Literária