Escola






































HISTÓRIA

       A Escola Municipal de 1° Grau Incompleto Presidente Tancredo Neves iniciou suas atividades em 05 de agosto de 1987, sob direção de Sirlei Terezinha Koch, primeira diretora da escola. Nesta época, a escola era anexa da Escola Municipal Senador Salgado Filho, recebendo, assim, parte de seus alunos e também da Escola Ver. João Brizola. A princípio a escola contava com quatro salas de aula, uma sala para os professores, uma sala para projetos extraclasse, uma cozinha, dois banheiros para os alunos e mais um pequeno depósito. O quadro de funcionários da época era formado por uma diretora, nove professores e duas zeladoras.
O primeiro quadro de funcionários era composto por:

Sirlei Terezinha Koch – Diretora
Jeane Maria Oliveira Schuch – Professora substituta
Liane Schmitt – Pré-escola
Rosalete Raquel Ferreira Guimarães - 1ª série
Neli Aparecida Pereira da Silva - 2ª série
Márcia Helena Jaeger Walber - 2ª série
Vera Maria Rodrigues - 3ª série
Sandra Luísa Wentz – Pré-escola
Ana Helena Veríssimo - 1ª série
Maria do Carmo Freitas - 3ª série
Magda Almeida da Cruz – Zeladora
Alice Rodrigues de Oliveira – Merendeira

      Para o ano letivo de 1988, a Escola foi ampliada com mais duas salas de aula e igualmente em 1989, contendo então, oito salas de aula.
       Em 16 de março de 1989, assumiu a direção da escola a senhora Jeane Maria de Oliveira Schuch e a vice-diretora Ana Lúcia Juchem, que permaneceu no cargo até 10 de março de 1995, por decisão própria, reduzindo sua carga horária de 44 horas semanais para 22 horas semanais. A convite da diretora Jeane, a vice-direção ficou a cargo da senhora Neli Aparecida Pereira da Silva. 
A partir do dia 17 de fevereiro de 1999, com o Decreto Municipal n° 234/99, a escola passou a chamar-se “Escola Municipal de Ensino Fundamental Pres. Tancredo Neves”.
No ano de 2000, a escola foi ampliada, sendo construída uma nova sala de aula, para o desenvolvimento do Projeto de Informática Educativa. Com as ampliações feitas, a escola ficou com nove salas de aula, uma secretaria, uma sala de professores, uma sala para a direção, uma biblioteca, uma cozinha, um banheiro para os professores, dois banheiros para os alunos, um depósito, uma churrasqueira, uma casa para o caseiro e também uma quadra de esportes, sendo esta construída durante a gestão do Sr. Prefeito José Airton dos Santos.
      No ano de 2001, por decisão da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, a Srª Neli Aparecida Pereira da Silva foi afastada de seu cargo de vice-diretora, permanecendo como professora substituta na escola. Também, devido a grande procura por vagas para a Educação Infantil, a sala destinada ao Projeto de Informática Educativa foi transformada em sala de aula, contando com duas novas turmas de Educação Infantil.
     No ano de 2002, houve a necessidade novamente de ampliação da escola, após estudos realizados, a Secretaria de Educação e Desporto juntamente com a Prefeitura Municipal, apresentou o projeto à comunidade onde seriam construídas seis salas de aula, sendo uma destinada à biblioteca, três banheiros e uma sala destinada a materiais diversos. Também devido à necessidade de atender ao número de alunos matriculados para a Educação Infantil – N6, diariamente, com o professor Juliano Frutuoso da Costa, os alunos embarcavam em um ônibus contratado pela Prefeitura e se dirigiam até a Escola São Jacó, no bairro Hamburgo Velho, ocupando suas dependências.
     No dia 15 de março de 2003, após um ano de muita luta, foram inauguradas as novas dependências da escola, contando com a presença de várias autoridades, entre elas, o Sr Prefeito Municipal José Airton dos Santos, o Secretário Municipal de Educação e Desporto Sr Kurt Joaquim Luft, a Deputada Estadual Srª Floriza dos Santos e outros convidados para o evento, como pais, professores, alunos e comunidade em geral.
    No ano de 2004, foram ampliadas as turmas, iniciando-se pela primeira vez o 6° ano, atendendo os alunos sorteados em 2003. Cabe destacar que a escola por não ter autorização de funcionamento para 5° e 6° anos, permaneceu anexa à EMEF Sen. Salgado Filho. Convém mencionar que a Sala de Recursos, durante o ano, foi atendida pela profª Lourdes Ândrea Dias Rosa.
    Em 2005, iniciamos o ano letivo com algumas novidades, entre elas, a inauguração de uma nova escola próxima a nossa, na qual alunos foram transferidos. A Orientadora Educacional, profª Gisela Brune Leidemer assumiu a vice-direção da escola, durante um semestre.
   A matrícula inicial, neste ano letivo, foi de 710 alunos, divididos em 01 turma de Ed. Infantil N VI, 05 turmas de 1ª série, 05 turmas de 2ª série, 04 turmas de 3ª série e 04 turmas de 4ª série.
   O quadro funcional foi composto por Jeane Maria de Oliveira Schuch Martins – Diretora da escola, Silvio Ricardo Hartz – Coordenador Pedagógico, Gisela Brune Leidemer – Orientadora Educacional, 02 Aprender Fazendo (AFA), 05 estagiárias, 15 professoras, 01 secretário em turno integral e 07 serviços gerais.
  Os projetos desenvolvidos pela escola foram: Biblioteca Infantil, sob a responsabilidade de Neli Aparecida Pereira da Silva, no período da manhã e tarde; Grupo Folclórico, a cargo da profª Débora Alessandra Scheffel do Canto e os projetos Monitores Ecológicos e Horta Escolar coordenados pela profª Sandra Maria Ledur Schuch.
   Na escola, muitos alunos frequentaram a Sala de Recursos, coordenada pela profª Lourdes Andrea Dias da Rosa, com carga horária de 20 horas semanais, alternadas entre os turnos da manhã e da tarde.
Com base na Lei Federal 11.114/2005, em 2006, ocorreu em nossa escola a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, com oferta de ensino para crianças a partir dos 6 anos de idade.
A escola iniciou seu ano letivo de 2006 com uma matrícula inicial de 540 alunos, distribuídos em 24 turmas, das quais 02 turmas de 1° ano Etapa I, 05 turmas de 1° Etapa II, 05 turmas de 2° ano, 05 turmas de 3° ano, 04 turmas de 4° ano. Cabe destacar que por ainda não possuir a autorização de funcionamento para o 5° ano, a escola permaneceu anexa à EMEF Sem. Salgado Filho, com 104 alunos, em 03 turmas de 5° ano, o que totaliza 654 alunos.
   No turno da noite, em 2006, contamos com uma turma de 27 alunos, do Projeto de Ensino de Jovens e Adultos – AJA/EJA, ministrado pelas professoras Fabrícia Ramos e Daniela Krummenauer.
A equipe diretiva era composta por Jeane Maria de Oliveira Schuch Martins, na função de Diretora; Teresinha Valdira Sartori, na função de Vice-diretora; Silvio Ricardo Hartz, na função de Coordenador Pedagógico e Gisela Brune Leidemer, na função de Orientadora Educacional.
   A equipe de professores era formada por 22 profissionais da educação, fazendo parte, ainda, uma AFA (Aprendendo Fazendo), 02 estagiários de Ensino Superior, 01 estagiário de Ensino Médio, 01 secretário de escola, 02 merendeiras e 05 funcionários de serviços gerias.
  Também contamos com 16 horas semanais da professora Cristiane Sousa Costa, na Sala de Recursos, e atendimentos a alunos e grupo de mães feitos pelo psicólogo Geraldo do Couto.
  • Foram desenvolvidos na escola, em 2006, os projetos: Hora do Conto e Retira de Livros, nos períodos da manhã e da tarde, sob responsabilidade da professora Neli Aparecida Pereira da Silva; Laboratório de Alfabetização, Projeto de Alfabetização e de Artes com a professora Cristiane Sousa Costa; Projeto de Ciências e Monitores Ecológicos com a professora Sandra Maria Ledur; Projeto de Leitura e Grupo Folclórico “Barbosa Lessa” com a professora Débora Alessandra Scheffel; Projeto de Estudos Rio-grandenses com a AFA Sandiléia Pfeiffer, que também auxilia no Grupo Folclórico; Projeto de Mídia e Educação – Repórteres Mirins, com a professora Ana Lúcia Juchem; Projeto Construção do Número e Matemática Lúdica com a professora estagiária de Ensino Superior,  Andréia Antinolfi Pereira. O Laboratório de Informática esteve sob a coordenação dos professores Sigfried Luciano Reinenr e Fabiana Pires da Silva.

O ano letivo de 2007 iniciou em consonância com a Lei Federal 11.114/2005, que instituiu a ampliação do Ensino Fundamental de 8 para 9 anos, Parecer CNE/CEB n° 6, n° 39, n° 41/2006 e Resolução CNE/CEB n° 03/2005, Resolução CME n° 01 e 02/2006. Sendo estabelecido que a partir de 2007 as turmas deveriam receber as seguintes nomenclaturas:

1° ano do EF de 9 anos (antiga 1ª série Etapa I);
2° ano do EF de 9 anos (antiga 1ª série Etapa II);
2° ano do EF de 8 anos;
3° ano, 4° ano, 5° ano e 8° ano do EF de 8 na anos.
A matrícula inicial de 2007 foi de 652 alunos, divididos em dois turnos e, em 04 turmas de 1° ano, 04 turmas de 2° ano de Ensino Fundamental de 9 anos, 05 turmas de 2° ano de Ensino Fundamental de 8 anos, 04 turmas de 3° ano, 04 turmas de 4° ano e 03 turmas de 5° ano.
Ficou estabelecido também que o aluno que não frequentou o 1° ano do Ensino Fundamental de 9 anos em 2006 e que esteja com sete anos completos em 28/2/2007 poderá ser classificado para o 2° ano do Ensino Fundamental de 9 anos, mediante avaliação pedagógica, que consistiu de registro em ata de reunião com pais/responsáveis, avaliação e parecer da equipe diretiva.
A equipe diretiva, quadro de professores e funcionários era formada pela Diretora Jeane Maria de Oliveira Schuch Martins, pela Orientadora Educacional Gisela Brune Leidemer, pela Coordenadora Pedagógica Teresinha Valdira Sartori, 20 professores concursados, 02 professoras estagiárias de Ensino Superior, 02 AFA’s, 01 secretário de escola, 02 merendeiras e 05 funcionários terceirizados para serviços gerais.
A professora Cristiane Sousa Costa desenvolveu atendimentos individualizados e/ou em grupos na Sala de Recursos. Contamos ainda com o estagiário do curso de psicologia, Geraldo do Couto, que além de alunos, atende grupos de mães fazendo intervenções.
A professora Neli Aparecida Pereira da Silva, responsável pela biblioteca da escola, realizou atividades como Hora do Conto, retirada de livros e pesquisa escolar.
O Laboratório de Informática teve como responsáveis a professora Fabiana Pires da Silva, no turno da manhã, e o professor Sigfried Luciano Reinnen, à tarde, desenvolvendo atividades que proporcionaram desafios, onde os alunos puderam interagir com os conteúdos desenvolvidos em sala de aula.  
Para contemplar as horas-atividade dos professores, contávamos com o desenvolvimento de Projetos de Artes, de Matemática Lúdica, de Educação Física, do Projeto “Gentileza gera Gentileza”, do Projeto “Meio Ambiente – Compromisso da Gente”, Projeto de Literatura, Projeto “Descobrindo a Geografia”, tendo como responsáveis, respectivamente, as professoras: Simone Dorneles Gomes, Rosimari de Paula Almeida, Eliane Lopes Nunes, Cristiane Sousa Costa, Suzana Maria Machado Schneider, Débora Alessandra Scheffel e Ana Lúcia Juchem.
A escola, em 2007, já fazia parte do programa do Governo Federal “Escola Aberta”, coordenado pelas professoras Lílian Stertz e Débora Alessandra Scheffel até o mês de abril, permanecendo somente a professora Lílian. Neste programa, oficinas funcionaram aos sábados e domingos, com os seguintes oficineiros: Augusto Roberto Wolakart, na área dos Esportes; Rosalina Sarasa de Quadros, na Oficina de Artesanato; Maicon Malheiros, no Laboratório de Informática; Débora Alessandra Scheffel e Lílian Stertz, na coordenação da Oficina de Dança; Fábio da Cruz Cardoso, na Oficina de Capoeira e Aline Dias de Borba, na Oficina de Artes. 
Nas quartas-feiras, no turno da tarde, o professor Marlon desenvolveu o Projeto de Escolhinhas Desportivas, em que as crianças participaram em turno contrário ao de aula.
A APEMEM da escola é bem atuante em todos os eventos e promoções, sendo uma entidade cadastrada no CMDCA.
Em 2008, demos sequência ao Ensino Fundamental de 9 anos, embora, tivéssemos turmas do Ensino Fundamental de 8 anos, ou seja, os alunos concluintes nas séries em que a escola atendia.
Em 24 de abril de 2008, recebemos o prédio anexo à escola para usufruir, visando o desenvolvimento de atividades que complementassem a educação integral de alguns alunos matriculados na escola. O prédio situa-se na Rua Bruno Werner Stock, n° 162, no bairro Canudos. 
No mesmo ano, a escola ganhou o espaço do refeitório (antiga moradia do caseiro), que como escola pioneira, começou a servir almoço para todos os alunos.
O ano de 2009 foi caracterizado pela 1ª eleição direta de diretores, na rede. Em nossa escola, duas chapas concorreram ao pleito. Sendo, a Chapa n° 1, formada por Jeane Maria de Oliveira Schuch Martins e Teresinha Valdira Sartori e a Chapa n° 2 formada pelas professoras Lílian Stert e Greice Weber. A vencedora foi a Chapa n° 1, que foi muito festejada pela comunidade escolar.
Em dezembro, do mesmo ano, a escola recebeu equipamentos do MEC para a Sala de Recursos Multifuncional, que tem como função primordial o atendimento à educação inclusiva. Houve, também, a adesão ao Programa Mais Educação - PME.
Em 2009, aderimos ao Programa de Desenvolvimento da Escola – PDE, desenvolvendo ações que visem aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O resultado alcançado pela escola foi de 4,2, sendo a meta para 2011 de 4,7. Faz-se necessário destacar que houve um crescimento do índice desde 2005, ainda que os resultados estejam baixos.
Em 2010, houve mudanças significativas no quadro funcional com a vinda de novos professores, secretário e estagiários.
     As ações planejadas no PDE foram cumpridas através do recebimento da verba do MEC, em conta própria da nossa APEMEM.
Em julho de 2010 foi inaugurado o ginásio do PPV – Programa de Prevenção à Violência, com a presença de autoridades.
      No ano de 2011, novamente houveram eleições, porém apenas uma chapa se constituiu com Jeane Maria de Oliveira Schuch Martins e Teresinha Valdira Sartori, sendo esta aclamada vencedora. Ainda no decorrer do mesmo ano, por intermédio de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a AES Sul, foi instalada a Casa de Cultura e Cidadania, de Novo Hamburgo, no ginásio ao lado da escola, a fim de desenvolver práticas educativas desportivas e culturais para atender os alunos da nossa escola e de escolas vizinhas.
      Em 2012, iniciamos com uma matrícula de 581 alunos divididos em 22 turmas, nos turnos da manhã e da tarde.




HINO da ESCOLA
Vamos fazer uma homenagem
Através desta canção
Minha escola querida
Tancredo Neves do meu coração

Uma história construída
Com amor e dedicação
Minha escola querida
Tancredo Neves do meu coração

Essa escola é um lugar
de paz e harmonia
Lugar onde convivemos
com muita alegria

Eu amo a minha escola
Eu a amo de coração
Minha escola querida
Tancredo Neves do meu coração

Lugar para estudar
E um futuro conquistar
Minha escola querida
Eu sempre vou te amar

Crescemos com sabedoria
Respeito e admiração
Aos nossos mestres queridos
Agradecemos com emoção

Viva! viva à escola
Que está no meu coração
Construindo com todos
O futuro da educação


Escrito em conjunto por alunos e professores em 2010
Gincana de 23 Anos EMEF Pres. Tancredo Neves


Primeiro convite


Reportagens Históricas





















SÌMBOLO DA ESCOLA
No ano de 1996, durante o período letivo e após algumas discussões decidimos escolher um símbolo para a nossa escola. O Projeto Atividade Cívico Religioso resolveu lançar um concurso, onde poderiam participar nossos alunos e familiares. O tema proposto para o concurso era "Pense em nossa Escola e crie um símbolo para ela", a técnica poderia ser livre, bem como os pais poderiam participar.
Após a partacipação de grande parte de nossos alunos, o trabalho escolhido pela comissão julgadora foi o da Aluna Aline Oliveira Lisboa, filha de Vanderlei Santos Lisboa e Maria Helena Oliveira Lisboa. A aluna do ano de 1996 freqüentava a 1ª série C, e sua Professora era Teresinha Valdira Sartori.

EDITORIAL
“Dia 05 de agosto. Data belíssima que, neste 2011, marcará os 24 anos dessa escola tão importante e querida. Mas o que seria uma escola, sem a união dos potenciais humanos? Seria algo sem luz e, por isso, sem valor. É a união dos potenciais humanos que faz a diferença para haver sentido na existência de uma escola” (Carla Schuch).
E foi com grande alegria que em 24 de abril de 2008, o núcleo Pôr do Sol passou a fazer parte da Escola Tancredo Neves como anexo. Este é um espaço diferenciado de aprendizagem, onde são atendidas 60 crianças diariamente em horário integral, e aproximadamente 200 crianças semanalmente em atividades extracurriculares.
O anexo conta com o auxílio de várias parcerias, como o Núcleo de apoio Psicossocial NAP, Centro de Atenção Psicossocial da Infância- CAPS I e o Projeto Crianças de Canudos – FEEVALE.
Além dessa conquista, a escola, passou a servir almoço todos os dias para os alunos. São servidos em torno de 500 almoços no refeitório da escola.
Atualmente a escola conta com 709 alunos e 42 funcionários, entre professores, direção, funcionários da cozinha e limpeza e secretaria.

BIOGRAFIA DE TANCREDO NEVES, Patrono da Escola
Estadista brasileiro nascido em São João del Rei, Minas Gerais, que como representante típico da tradição moderadora da política mineira, caracterizou-se pela tendência à conciliação e à negociação, sem prejuízo da consistência de suas posições liberais. Filho de Francisco de Paula Neves e de Antonina de Almeida Neves, formou-se em direito em Belo Horizonte (1932) e tornou-se advogado e promotor de justiça em sua cidade natal, onde iniciou sua vida política. Elegeu-se vereador (1935) e tornou-se presidente da Câmara Municipal. Com a extinção do PP filiou-se (1937) ao Partido Nacionalista Mineiro, o PNM. No mesmo ano, com a implantação do Estado Novo pelo presidente Getulio Vargas e o conseqüente fechamento dos órgãos legislativos do país, perdeu o seu mandato.

Depois da queda de Getúlio Vargas, foi eleito para o mandato de deputado estadual (1947-1950) pelo Partido Social Democrático, o PSD, seguindo como deputado federal (1951-1955), período em que sua carreira política ganhou evidência como ministro da Justiça (1953-1954) do governo do presidente Getúlio Vargas. Em um período conturbado da vida nacional, que culminou no suicídio de Vargas, o político mineiro mostrou firme determinação na defesa da legalidade. Foi um dos articuladores da candidatura de Juscelino Kubitschek à presidência e seu influente conselheiro em assuntos políticos e econômicos, embora sem mandato parlamentar.

Foi secretário de Fazenda de Minas Gerais (1958-1960) e, durante uma nova situação de crise nacional, após a renúncia (1961) de Jânio Quadros, encaminhou a solução que permitiu a João Goulart assumir a presidência da república, mediante a adoção do regime parlamentarista. Primeiro-ministro (1961-1962) no governo João Goulart, deixou o cargo quando o regime voltou a ser presidencialista, após plebiscito nacional, e foi eleito deputado federal em mais quatro legislaturas (1963-1978). Não conseguiu impedir a queda de Goulart e com a reforma partidária (1965), integrou-se no Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. Com a extinção do bipartidarismo, fundou (1979) o Partido Popular e foi eleito senador (1979-1982).

Com a proibição das coligações partidárias, passou para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), do qual foi vice-presidente e eleito governador de Minas Gerais (1983-1984). Nome de consenso das correntes de oposição ao regime, foi eleito presidente da república (1985) pelo colégio eleitoral, vencendo Paulo Maluf, o candidato do Partido Democrático Social, o PDS, do último presidente militar. João Figueiredo. Infelizmente, no dia 14 de março (1985), véspera de sua posse, após uma cirurgia de urgência, em Brasília, para extirpação de um tumor benigno no abdome, seu quadro clínico complicou-se e, transferido para o Instituto do Coração, em São Paulo, após uma longa agonia que emocionou o país, morreu em 21 de abril na capital paulista, deixando o mandato para seu vice, José Sarney.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/TancANev.html


Desenho criado pela aluna Aline Oliveira Lisboa em 1996.
Símbolos Históricos da Escola