OFICINA LETRAMENTO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO -2013
INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - 2013
Conhecer as notas musicais também faz parte do conhecimento adquirido por nossos alunos do Programa Mais Educação . Parabéns alunos e professor Fabricio Júnior Bobsin pela iniciativa.
Cotidiano em 2012
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
ATIVIDADES:
Atividade: Jornal Escolar
Monitores: Daniel Francisco Dullius
Claudia Ramos
Gabriela M. De Vitti
Cristian Andrei Tisatto
Objetivo Geral: Propiciar aos alunos do Programa Mais Educação, momentos de leitura, escrita e investigação através dos diversos gêneros textuais inseridos no jornal. Trabalhar com os alunos a construção das notícias, a coleta de imagens, diagramação, impressão e entrega do veículo na escola para os alunos e comunidade escolar.
O Projeto Jornal Escolar é realizado sempre nas segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras, no contra turno, no anexo (núcleo) da escola. Formado por dois grupos de alunos de diferentes séries, no propósito, de se trabalhar atividades que incentivem os alunos no desenvolvimento da escrita, leitura, discussão e principalmente o convívio no coletivo, em atitudes do ouvir e falar em grupo. O tempo de trabalho para cada grupo tem a duração de dois períodos, sendo que o produto final é trabalhado no grande grupo com o objetivo de orienta-los no trabalho, na coleta do material .
O trabalho se constitui na idéia dos alunos entenderem o que é, para que serve e o que está inserido no jornal e nas suas partes. Ex: capa, cadernos, contra capa, imagens, legendas, textos etc.
Esse trabalho é paralelo juntamente com a construção do Jornal Escolar que é distribuído a cada quinzena pelos alunos participantes do projeto. O processo deste trabalho se constitui de levar para sala de aula exemplares dos jornais, para que os alunos explorem ao máximo esse veículo de comunicação, façam a sua leitura, explorem os cadernos as sessões e dialoguem sobre o que mais chama a atenção nestas leituras, relatando na forma de anotações para que depois seja relatado nos grupos e também se alguma notícia diz respeito ao bairro à cidade em que vivem, evidenciando o acontecimento.
Construímos também painéis, utilizando diversos materiais como: cola, tesoura, exemplares de jornais, caneta hidrocor, giz de cera, papel pardo, sempre acompanhando o tema em destaque trabalhado na escola, ex: Semana da Pátria, Semana Farroupilha etc; utilizando o material jornalístico, relacionando as imagens e o texto no tema proposto na semana e como produto final, expomos os trabalhos realizados na escola.
O projeto é muito bem aceito pelos alunos, com a presença assídua, participação e aceitação das propostas de trabalho nas aulas. Os alunos sempre que podem trazem notícias do bairro e da comunidade, seja escrita ou verbal, para serem discutidos na sala de aula e possíveis soluções para as questões vistas na notícia.
A avaliação deste trabalho é muito positiva no sentido em que, auxilia e possibilita o desenvolvimento do pensar, do construir e de se relacionar em grupo, pensando sempre no coletivo e no respeito das idéias dos colegas e na ajuda mútua na construção de todo o trabalho em sala de aula. Durante o decorrer do ano letivo são realizadas outras atividades dentro da atividade Jornal Escolar, entre elas: confecção e pesquisa de matérias, charges e histórias em quadrinhos criação do jornalzão: Um jornal confeccionado com folha de ofício A3. Neste jornal contém todos os trabalhos e matérias feitos pelos alunos durante o mês.
Também destacamos o seminário de leitura onde cada aluno recebeu uma ficha de leitura, em cada ficha havia textos variados sobre temas diferentes. Cada aluno deveria ler várias vezes o texto em silêncio, e, mais tarde cada aluno iria ler seu texto para turma interpretando o que estava escrito. Cada um deveria então expor sua opinião sobre o texto lido.
Atividade: Pintura
Monitores: Anderson Claiton dos Santos
Claudia Ramos
Gabriela M. de Vitti
Iniciamos o ano de com a técnica de procurar gravuras em revistas, para em seguida serem coladas sobre folhas de ofício. Esta técnica possibilita que os alunos, ao mesmo tempo, possam realizar breves leituras como também, selecionar o que mais lhes chama à atenção neste meio de informação. No momento da colagem, os alunos puderam optar entre dispor as gravuras separadamente ou mesmo, colando-as sob forma de uma composição estética. Esta técnica foi utilizada em várias aulas, de forma a utilizar revistas, as quais possuem um papel de textura encorpada e colorido vibrante. Em muitas outras aulas, é utilizada a técnica do stencil. Cada aluno escolhe o desenho de sua preferência, realiza o contorno e, em seguida, utilizando-se de giz de cera, lápis colorido ou tinta guache, executa o colorido desejado. A técnica do stencil sempre desperta muito gosto nas crianças, as quais demonstram enorme interesse em poder realizar os desenhos de todos os modelos de stencil oferecidos, a fim de colecionarem e levarem para casa
A técnica do desenho livre também é bastante utilizada, uma vez que cada aluno possui seu mundo interior, e nestes momentos, tem a oportunidade de expor seus sentimentos, suas alegrias, seus temores, enfim, conforme se encontra seu estado emocional. Também, com esta técnica, cada aluno pode utilizar o material de que mais gosta, escolhendo entre o lápis colorido, giz de cera, tinta guache, ou mesmo simplesmente, o lápis de escrever.
Percebe-se claramente, que os meninos têm um especial interesse em desenhar carros e motocicletas, ao passo que as meninas preferem as flores, casas e bonecas, desenvolvendo desenhos paisagísticos.
A técnica da pintura com tinta guache, utilizando os cavaletes para flip scharter, foi a mais inovadora, tendo em vista que os alunos ainda não haviam trabalhado desta maneira. Em alguns momentos, os alunos elaboram desenhos individuais nos cavaletes, em outras situações, os alunos se reunem em grupos e realizam em cada cavalete uma pintura em comum acordo. Estas pinturas despertam muito o gosto em usar a tinta, uma vez que o papel é de dimensões maiores e os pincéis utilizados são de pontas grossas, o que facilita o deslizar da tinta sobre a folha.
As diferentes técnicas são usadas de forma alternada, possibilitando aos alunos que a cada semana possam exercitar a arte de desenhar e pintar de uma forma diferente. Durante o decorrer do ano letivo as tintas são utilizadas para dar ênfase e inspiração na criatividade dos alunos.
A pintura com pincel é utilizada algumas vezes, mas o que mais caracterizou a turma foi as pinturas com os dedos, com palitos e pequenas bolinhas de papel crepom colorido na água. A utilização de materiais recicláveis mostra aos alunos a importância da reutilização de materiais. Trabalhos com papelão e jornais são utilizados diversas vezes nos painéis. A confecção de um quadro de olhos fechados no escuros mostra que a noção de espaço é tão importante quanto a coordenação da mão. O desenvolvimento da motricidade fina foi avaliado nos últimos trabalhos com pincéis...
Caricaturas; misturas de cores; confecção de painéis; Criação de artes abstratas... e um Show de criatividade é dado a cada traço feito pelas crianças! A utilização de linhas e lãs nas pontas dos pincéis mostra o novo traço das artes criadas pelos alunos. Diversas obras são analisadas, observadas e reescritas, entre elas a obra Abaporu da artista Tarsila do Amaral. A pintura de rosto também é muito trabalhada: cada aluno pode mostrar sua personalidade através das máscaras, onde podem criar sua própria máscara.
O uso de materiais como argila e massinha de modelar gera grande influência no desenvolvimento da motricidade fina e da coordenação motora.
A confecção de enfeites decorativos esteve presente no projeto de Pintura:
Páscoa: confecção de ninhos, coelhos e enfeites pascoais;
Dia das mães: criação de cartões;
São João: confecção de correntes, bandeirinhas coloridas e balões;
Aniversário da escola: confecção da bandeira da instituição;
Primavera: dobraduras, flores, quadros,etc...
Atividade: Recreação/Lazer
Monitores: Claudia Ramos
Gabriela M. De Vitti
As atividades da atividade de Recreação deram inicio em março de 2011 com a proposta de desenvolver a habilidade e coordenação motora dos alunos. No primeiro momento houve um entrosamento do grupo, fizemos a brincadeira do limão entrou na roda, todos sentados no chão com uma bolinha pequena começa a brincadeira. Esta passa de mão em mão e quando para o aluno conta um pouquinho da sua história e assim vai continuando até o último. A partir daí começamos nossas atividades explicando que temos regras e não podemos desrespeitá-las. Fomos para o pátio e fizemos a brincadeira do pensa rápido que é muito legal eles adoram.
Outra brincadeira que eles sempre querem fazer é a Dois em Um que é em dupla. Cada colega escolhe uma parte do corpo e se une ao colega. Ex: Dão-se as mãos, os braços, unem-se as pernas, etc...
Quando a brincadeira começa a professora avisa que os colegas só poderão se movimentar unido, evitando se soltarem.
Então a professora dá as ordens:
- andar para trás;
- andar de lado;
- andar para frente;
- andar depressa;
- andar devagar;
- correr para frente;
- passo de tartaruga;
- andar que nem robô;
Se alguma dupla se soltar, esta fica sentada, e a brincadeira continua até ter uma dupla vencedora que será aquela que não se soltar até o final.
No início da oficina optei por resgatar algumas das tradições e reviver as brincadeiras de antigamente. Iniciamos as atividades com as tradicionais cantigas de roda ou rodas cantadas como “Terezinha de Jesus, Ciranda Cirandinha, O Meu Belo Castelo”, entre tantas outras. Também brincamos de cabra-cega, peteca, jogos de montar, imitar o chefe, desenhos na calçada, pular corda, elástico, amarelinha, sapata, jogos com regras como futebol, vôlei, caçador, ovo podre. A cada duas aulas iniciamos com uma cantiga nova, além de intercalarmos as brincadeiras. Além de jogos como olimpíadas, pulo em altura, distância, corrida equilíbrio, lateralidade.
Também introduzimos jogos como xadrez, moinho, damas, bingo, jogos de montar, quebra cabeças, trilhas. Jogos de botão (futebol de botão), jogo do taco e boliche. Nas brincadeiras livres as meninas optam por brincar de casinha ou escolinha, também pulam corda e utilizam jogos como o (adoleta), já os meninos optam pelo futebol e xadrez.
Também é trabalhado durante as aulas atividades para as crianças poderem ter mais entretenimento, sendo não exigidas dentro de planos de aula, atividades que tenham algum conteúdo como foco principal, mas sim que transmita felicidade, sendo revelada no rosto de cada aluno. Atividades como: o que pensa do colega, irmãos, cesto de fruta; ar, terra e mar, brincadeira do pisca, pega-pega em dupla ou em trio, cidade dorme, mímica tendo com frases ou palavras filmes e animais, confecção de jogo da memória, entre outros.
A recreação é realizado com o intuito de fazer com que as crianças possam se conhecer ainda mais através de brincadeiras calmas que podem se cumprir em sala de aula, atividades apropriadas para dias de chuvas tornando-as não tão monótonas. Com o propósito de entreter os alunos e transmitir experiência através de simples brincadeiras, que muitas vezes proporcionam conhecimentos e adaptação de matérias que são adquiridas em sala de aula.
A criação de jogos é bem instigante porque mostra para a criança que ela é capaz de elaborar um jogo que pode ser usado dentro de sala em dias que não podem se dirigir as áreas externas da escola, podendo dentro desse jogo ser trabalhado os animais, que despertam muita curiosidade nelas, as cores, letras para aqueles que estão ainda no processo de alfabetização e palavras sendo usadas com alunos que já estão mais a frente na alfabetização.
Não somente atividades calmas, também são trabalhadas as moderadas, que na maioria das vezes é usado como recurso a bola e nem sempre é necessário um grande espaço físico e brincadeiras que estimulem o companheirismo. Proporcionando para as crianças uma retratação de atividades, que é livre e espontânea mantendo o interesse nas mãos deles, passando a atividade não de forma obrigatória ou opressora, mas sim dando a eles o prazer de poder realizar alguma brincadeira que possa enriquecer o momento e fase que estão passando, que é a infância.
As brincadeiras ativas são as preferidas da maioria dos alunos, por impor desafios a eles, principalmente às atividades que envolvem corridas por desafiar o próprio corpo, em relação ao condicionamento físico de cada um. Dentro das brincadeiras ativas, percebi que tanto meninos quanto meninas gostam de participar do pega-pega, acredito por ser uma atividade que todos se movimentam ao mesmo tempo. São simples coisas que já dão para as crianças momentos prazerosos contendo diversão e alegria, ingredientes principais para uma feliz e prazerosa infância, mostrando para eles que dentro do ato de brincar eles enriquecem como crianças e futuros adultos.
O ato de brincar em grupo, atualmente está ganhando cada vez proporções menores, pelo fato das crianças quererem cada vez estar atualizada a tecnologia com o intuito de se adequar ela, mas o brincar e construir brinquedos faz parte da vida de um jovem e não deve ser extinto da vida do ser humano.
A criança brinca para compreender seu mundo físico e se divertir, já que nessa etapa da vida a maioria não tem compromissos, podendo aproveitar ainda mais esse fase da vida.
Atividade: Rádio Escolar
Monitores: Claudia Ramos
Juliana C da Veiga
O projeto é realizado primeiramente com o objetivo de proporcionar para o aluno, uma pequena parte da história da rádio, do modo que ela ganhou proporção, a partir do momento da chegada e reconhecimento das primeiras ondas de rádio e da grande influência no Brasil. Atualmente as crianças são extremamente influenciadas pela mídia em termos de gosto musical, porém na maioria das vezes essas músicas tem apelo negativo sobre elas. Então acreditamos que como educadores, temos também grande influência na formação desses alunos, passando outro modo de ver a música e a oportunidade de conhecer novos ritmos e letras de músicas que é tão rico em nosso país.
A atividade da rádio-escola proporciona não só o estudo da rádio no Brasil e os ritmos musicais, mas também a abordagem das propagandas que qualquer rádio nos fornece, sendo tudo realizado com o objetivo de transmitir aos alunos algo que possa assim enriquecer o seu conhecimento geral. No século no qual nos encontramos a educação, muito além de transmitir informações, tem por desafio formar cidadãos, que saibam transformar informação em conhecimento.
As atividades da Rádio Escola tem como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento sobre o que é e como funciona uma rádio. A conversa é muito interessante, pois aprendem que uma rádio é formada por diversas pessoas, e que os locutores é quem passa para nós as notícias do mundo, país, da cidade, da nossa comunidade, também tem os repórteres que fazem as entrevistas com pessoas e vão atrás das notícias para passarem aos ouvintes.
Então criamos uma rádio dentro da nossa sala, fabricamos um microfone de jornal, colocamos um som e assim podemos fazer diversas brincadeiras, e transmitir aos nosso ouvintes que eram os colegas as notícias do mundo, do esporte, da política e noticias da nossa comunidade. Foi um trabalho muito bom e divertido. Os colegas pediam que o locutor colocasse as músicas preferidas de cada um. Alguns fizeram propagandas de lojas, supermercados, comunicados das festividades da escola.
Construímos um cartaz para colocar na sala sobre o que tem na nossa Rádio Escola, através de revistas e jornais recortaram propagandas de calçados, alimentos, noticias interessantes, jogos de futebol, anúncios de empregos, de venda de imóveis, compras de carro. Sabemos o quanto somos influenciados pela mídia, aproveitamos para fazermos pesquisa entre os colegas da escola, o que trouxe subsídios para o nosso trabalho. Aproveitamos os intervalos da escola para desenvolver um trabalho com todos onde os colegas puderam enviar mensagens, transmitir recados da escola, fazer convites para a comunidade das nossas festas e também propaganda na nossa banda Fanfarra. Os recreios da escola são animados eles são os Dj e selecionam as músicas para serem tocadas, dançam e convidam os colegas que estão no recreio a participarem da animação.
Atividade: Banda Fanfarra
Monitor: Fabricio Bobsin Júnior
Começamos as aulas da atividade Banda Fanfarra com cerca de sessenta alunos do primeiro ao sexto ano. O nosso primeiro assunto trabalhado foi teoria musical, ou seja, estudamos tudo que esta composto na música desde a parte de leitura e conhecimento de símbolos das partituras até a formação e formatação da mesma.
O próximo assunto tratado foi o desenvolvimento da coordenação motora de cada aluno, para torná-los capazes de assimilar locomoção com a prática de instrumentos, após isso começamos a estudar e praticar passos de marcha usados em bandas de fanfarra para eventuais desfiles cívicos.
Tendo em meta o desfile cívico do dia 7 de setembro começamos a praticar ritmos e cadências que seram usadas para o mesmo, até recebermos o convite para fazermos uma apresentação em um colégio próximo ao nosso, e aceitamos o convite, a apresentação foi um grande sucesso, pois todos ficaram admirados com a rapidez que os alunos tiveram para aprender a executar com perfeição seus instrumentos, então começamos a ser chamados para fazer apresentações por toda a cidade como por exemplo, na feira do livro, festas de São João, aniversários de escolas municipais, aberturas de eventos, lançamentos de projetos, desfile do dia 20 de Setembro, comemorações, inaugurações de obras e até mesmo a união com o coro municipal de Novo Hamburgo.
Mesmo com a agenda cheia conseguimos ensaiar para o desfile em homenagem a Independência do Brasil, que seria a apresentação mais importante do ano, e fizemos bonito com uma belíssima apresentação de musicalidade e coordenação naquilo que estava sendo exigido.
A EMEF Pres. Tancredo Neves teve um ponto muito positivo no decorrer do ano, conseguindo adquirir dois trompetes e um trombone, o que é ótimo para a banda da escola, isso dá outra cara para a banda e ajuda a fanfarra a se destacar entre outras bandas escolares.
Com estes novos instrumentos temos a possibilidade de mostrar um pouco da musica popular do Brasil e musicas clássicas internacionais, trazendo mais cultura para nossos públicos e principalmente para nossos alunos que tem um aprendizado sobre os maiores músicos e arranjadores. Os ensaios da fanfarra se tornaram para os alunos não só um local de aprender, mas também um local de brincar, pois eles conseguiram descobrir como é divertido fazer as coisas que gostam com dedicação, para após ganhar um elogio e se sentirem orgulhosos daquilo que foi feito.
Em dezembro, ou seja, no último mês do ano começamos a praticar músicas de natal para a tão esperada comemoração natalina, tivemos pouco tempo de ensaio mas conseguimos com que tudo desse certo e a apresentação fechou com chave de ouro um ano maravilhoso para a banda fanfarra da EMEF Pres. Tancredo Neves.
No dia 15 de dezembro a banda fanfarra fez sua última apresentação do ano no evento de interlocutores do Programa Mais Educação realizado em nossa cidade e com a presença de Jaqueline Mool na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, no período da manhã. Para encerrar no período da tarde, os alunos fizeram uma grande confraternização encerrando o ano letivo de 2010 no Parcão de Novo Hamburgo.
Atividade: Letramento
Monitoras: Cristian Andrei Tissato
Claudia Ramos
A atividades do Projeto de Letramento tem como objetivos principais:
Aperfeiçoar a linguagem escrita e oral;
Ampliar os conhecimentos sobre a Língua Portuguesa;
Desenvolver a argumentação e a oralidade;
Iniciamos nossas atividade do Projeto de Letramento com a proposta de buscar envolvimento e participação dos alunos, construíndo um cartaz do Alfabeto em papel pardo com letras bastante coloridas, colocando para cada letra uma palavra todos participaram, depois de pronto colocamos exposto na sala, onde todos puderam observar quando sentem necessidade ou dificuldade de lembrar algumas letras.
Com a ajuda de todos fizemos dados das vogais, com letras maiúsculas, cada letra de uma cor. Formamos grupos para brincarmos com os dados.
A linguagem escrita é desenvolvida através de textos, artigos, frases e parágrafos. Os conhecimentos adquiridos foram resultados de trabalhos escritos, de leitura e interpretação. A oralidade e a argumentação é trabalhada através da leitura e durante as rodas de conversas referente aos temas abordados. A hora do conto também é utilizada e a dramatização das histórias entrou como atividade motivadora de extrema importância no desenvolvimento do trabalho em equipe e no processo de compreensão e entendimento do referente tema (moral) trabalhado.
Algumas das atividades desenvolvidas:
Caça-palavras, Cruzadinhas, Criação de histórias em quadrinhos, Confecção de Textos (baseados em figuras e charges), Leitura Figurativa, etc...
Entre todos os temas trabalhados durante o ano letivo, o que mais interessa é as libras (Língua Brasileira de Sinais).Todos demonstraram muito interesse em aprender uma nova forma de comunicação. A turma confeccionou um grande alfabeto (libras) que ficou exposto no corredor do espaço das aulas. Cada aluno recebeu um alfabeto pequeno, o que causou grande interesse em se comunicar através das libras. Durante sete (7) aulas tivemos atividades referentes a este tema: Códigos ( transferir das libras para o português), Caça-palavras ( por Libras, encontrar a palavra e traduzir), Ditado, Leitura de textos, Roda de Conversas, Diálogos e outras atividades. O que mais me impressiona durante o trabalho com as libras foi a forma como ela motivou os alunos a desenvolver as tarefas, pois até mesmo fora da sala de aula (durante o recreio) os alunos estavam se comunicando da forma diferente que aprenderam.
Destacamos que na atividade de letramento é trabalhado o alfabeto de várias formas, letras, palavras recortadas de jornais e revistas, caça-palavras com temas referenciais, cartas enigmáticas, marionete alfabéticas, ortografia. Desta forma os alunos maiores revisam seus conhecimentos e os menores reforçaram os que estavam adquirindo. Também é trabalhado poesias, rimas, acrósticos e quadrinhas, todos trabalharam incluindo os menores. Assim como também foi utilizado jogos de palavras e figuras, ditados divertidos, história em quadrinhos, muita leitura de gibis, revistas, jornais e vários outros estilos literários, passando pelas aventuras e contos de fadas, fábulas.. No mês de junho foram trabalhadas as festas juninas com cantigas de roda, quadrinhas de São João, comidas típicas e suas receitas. Neste período também se fez o uso de dicionário, horas do conto e desenhos, releitura da história contada, mudança do final etc. Outra atividade muito interessante foi que a partir do trabalho que vinhamos desenvolvendo os alunos, passaram a ler o jornal de sábado onde procuram acontecimentos que poderiam ou iriam acontecer no final de semana e comparam com o Jornal de segunda-feira, em seguida eles fazem a Popinha que é um encarte de atividades educativas do jornal de sábado.
Os menores que não sabem ler usam os jogos das sílabas assim com o varal das vogais fazendo o registro das palavras que acabaram de formar lendo-as em voz alta. Quando a atividade do jornal é concluída eles fazem uso dos jogos da sala. A atividade do jornal é a que eles mais gostam. A turma do letramento, também faz uso da leitura de gibis, livros e revistas, assim como também teve à hora do conto, onde fazem a releitura por escrito da história ou através do desenho.
O Programa Mais Educação compreende entre outras atividades a banda marcial.
A banda marcial iniciou suas atividades no ano de 2009 com o regente Fabrício Júnior Bobsin que continua exercendo sua função até o momento.
O grupo procura executar músicas populares que são de conhecimento do público. Atualmente o elenco da banda é composta por vinte crianças que tocam e dançam sem medir esforços para descontrair à quem os assiste.
Veja Ultima apresentação da Banda