Escola Aberta

PROGRAMA ESCOLA ABERTA
Escola Aberta 2012









Oficina : Culinária

Na oficina de culinária os participantes tem a oportunidade de aprender o cuidado com a higiene dos alimentos. Cada receita é copiada e elaborado o alimento, no momento que está pronto é dividido com os participantes da oficina e das outras também, promovendo assim uma integração harmoniosa entre todos. É uma oficina muito concorrida pela procura de alimentos, pois muitos sentem a falta da merenda semanal e é mais um dia que tem algo para comer na escola.



Oficineiro: Prof Sigfried Luciano Reinehr
Oficina: Informática

No decorre do ano de 2011 a oficina de informática atende até 50 crianças e adolescentes utilizando os computadores com acesso internet. Nestas oportunidades os usuários tiveram a orientação e supervisão para tem acesso a sites de jogos compatível com sua faixa etária e aqueles que já possuem acesso a redes sociais puderam fazê-lo. Além disso crianças menores utilizam software educativos e recreativos. Em alguns momentos pais estiveram presentes acompanhando seus filhos no uso do computador



Oficina: PINTURA EM MDF
OFICINEIRA: MARLISE ARNOLD NOBRE


As atividades desenvolvidas com os participantes são as mais variadas possíveis: como desenhos livres, paisagens, pintura, colagem, dobraduras como uso de materiais novos e reciclados. Cada aluno faz o desenho de sua preferência, realiza o contorno e em seguida, utilizando-se de giz de cera, lápis colorido ou tinta guache, trata de executar o colorido desejado As diferentes técnicas foram usadas de forma alternada, possibilitando aos alunos que a cada fim de semana pudessem exercitar a arte de desenhar e pintar de uma forma diferente. Durante o decorrer do ano letivo as tintas foram utilizadas para dar ênfase e inspiração na criatividade dos alunos A técnica do desenho livre também foi bastante utilizada, uma vez que cada aluno possui seu mundo interior, e nestes momentos, tem a oportunidade de expor seus sentimentos, suas alegrias, seus temores, enfim, conforme se encontra seu estado emocional. As diferentes técnicas foram usadas de forma alternada, possibilitando aos participantes que a cada semana pudessem exercitar a arte de desenhar , pintar éter noções de grafite para dar ênfase e inspiração na criatividade dos alunos.

Iniciamos a oficina de pintura em MDF com uma mostra de trabalhos realizados por mim, de forma que os alunos presentes pudessem ver algumas opções de objetos a serem utilizados, entre os quais estavam latas de diferentes alimentos (chocolate e leite em pó, ervilha, milho, café), e confeccionados em MDF (porta-guardanapos, descansos de panela, porta-bilhetes, cachepôs...). Em seguida, fiz uma demonstração de como é realizada a pintura, seguindo os passos de aplicação das camadas de tintas. Verificamos também a textura decupagem e materiais necessários para executá-la. Ao longo do ano, durante as aulas, os alunos confeccionaram objetos para si como também para a escola, a fim de serem utilizados para brindes em sorteios nas datas festivas (Dia das Mães, Festa de São João, Festa da Primavera). Os alunos, com o decorrer do tempo, criaram autonomia no processo da pintura, demonstrando interesse e capricho na confecção das peças.


OFICINA: ARTES
OFICINEIRA: MARCIA ROSEANE AREND

A oficina de artes foi iniciada tendo como objetivo que os alunos aprendam a recortar em tecido obedecendo a traçados, a colocar linha na agulha e fazendo o nó, para, então, executar a costura manual, observando a distância proporcional de um ponto para outro. Faltando alguns pontos para terminar a costura, cada aluno preencheu a peça colocando fibra sintética no seu interior. Quando a peça ficou devidamente preenchida, o aluno costurou o restante e finalizou com um nó para firmar a costura. Em seguida, a fim de enriquecer a estética do trabalho, foram coladas lantejoulas coloridas e brilhantes. As peças foram recortadas de moldes confeccionados em cartolina com formas de flores(tulipa, margarida), frutas(maçã, pera, laranja, abacate), verduras(cenoura, berinjela), animais(peixe,borboleta), diversos(estrela,árvore, folha, bota do Papai Noel...). Devido às datas festivas, os alunos também realizaram trabalhos artísticos como desenhos e cartazes que foram utilizados na decoração da escola. Para a confecção destes trabalhos foram usadas cartolinas, folhas de ofício, lápis de cor, giz colorido, tinta guache, pincéis, papel colorido, tesoura, cola. Os alunos apreciam as cores do tecido, das lantejoulas, gostam de manusear a fibra sintética que é utilizada, executando as costuras com muito interesse. Quando solicitado, a fim de que colaborem na confecção dos desenhos e cartazes para a decoração da escola, por ocasião das datas festivas, os alunos realizam as atividades com entusiasmo, uma vez que gostam de utilizar a tinta guache na pintura, e de manusear e combinar as cores do papel colorido na técnica do recorte e colagem.




Oficineiro: André Luís Divensi
Oficina: : Recreação

Iniciamos a atividade de recreação, com o objetivo de proporcionar aos alunos e comunidade uma atividade que vise a recreação e o lazer nos finais de semana nas dependências da escola. Dentro desta proposta realizamos atividades esportivas e recreativas: jogos com bola competitivos e recreativos, corda, peteca, pracinha , pega- pega,de esconder ,amarelinha enfim muitas outras. Outro ponto importante é a construção da amizade entre os alunos fortalecendo o vinculo com a atividade e com a escola.


Oficineira:Daiane Bandieira Motta
Oficina:Esportes

Na oficina os participantes são livres para optarem pelo esportes de sua preferência, a maior procura é pelo futebol e volleibol. São desenvolvidas atividades preocupadas com o desenvolvimento integral do ser humano. No espaço escolar as opções são muitas : pracinha, peteca, pega-pega, brincadeiras de rode,de esconder ,amarelinha enfim muitas outras. Outro ponto importante é a convivência e as trocas que acontecem entre os participantes.





Oficineira:Quiane Acza da Silva
Oficina:Dança

A oficina oferece a oportunidade para que os participantes desenvolvam habilidade para a dança. Foram criadas coreografias na diversidade musical escolhidas pelos alunos.